Certificações (Rainforest/UTZ/4C)

imagem_537

As certificações no seguimento do café podem proporcionar diferenciais para os produtores que as possuem como agregação de valor, ágio, além de incentivo a adoção de boas práticas administrativas.

Seguindo esta tendência, a Cocapec possui duas certificações, são elas: Rainforest Alliance Certified™ e a UTZ Certified. A rastreabilidade e a procedência dos produtos são os dois pilares que sustentam estes programas, que levam em consideração os aspectos ambientais, sociais e a produção responsável, para conceder os registros a produtores e empresas que fazem parte da cadeia.

Outro importante programa que a cooperativa faz parte é o da verificação 4C ASSOCIATION, que é composta pela junção de dados do monitoramento interno da unidade gestora do programa (no caso a Cocapec, que representa seus produtores) e auditoria externa, realizada por períodos pré-definidos pelo código. Dentro do código de conduta, existem dez práticas inaceitáveis excludentes do programa, e além dessas, existem ainda práticas recomendadas e esperadas durante as verificações. O objetivo é garantir a sustentabilidade em todas as etapas do agronegócio café.