Revista Cocapec: Saiba como coletar corretamente as folhas para análise

Adriano

Adriano Furtado, Técnico Agrícola/Uniagro.

 

 

 

 

 

A análise foliar em cafeeiro é um instrumento importantíssimo para auxiliar na avaliação de deficiências e do estado nutricional das plantas, assim como colabora na indicação da adubação racional das lavouras.

lei do minnimoAlém disso, ajuda na correção dos excessos e também nas deficiências de nutrientes que se encontram em menor quantidade a disposição da planta. A Lei do Mínimo é uma excelente ilustração disso, pois nos limita a produção quando algum nutriente se encontra em menor quantidade, ou em outras situações quando ocorre o alto índice de algum nutriente, por exemplo: Nitrogênio (N) alto pode provocar carência de Cobalto (Co), Ferro (Fe), Manganês (Mn) e Zinco (Zn), alto Potássio (K) induz deficiência de Magnésio (Mg).

Coleta e preparação de amostra

- A época ideal é após o segundo parcelamento de adubação nitrogenada, na fase de chumbinho, para ajustes das adubações, e para demais situações, 30 dias após o fornecimento de qualquer tipo de adubação (via solo ou folha);

- Separar as lavouras em glebas homogêneas (mesma área, cultivar, idade, tratos, etc), e realizar uma amostra para cada delas.

Folha (4) (Copy)- As folhas devem estar livres de danos causados por pragas, doenças, fenômenos climáticos e tratos culturais.

- Coletar de 40 a 50 pares de folhas de 20 a 25 plantas, um par de cada lado da planta selecionadas aleatoriamente na gleba, 3º ou 4º par de folhas na altura do terço médio.

- Acondicionar em sacos de papel e manter a sombra até o transporte ao laboratório ou até 3 dias sob refrigeração a 4ºC (gaveta de frutas).

- Anotar o talhão, número de amostras, o nome da propriedade e o do produtor, e a data da coleta.

 

Folha (2) (Copy) Folha (1) (Copy)

Em geral, a análise de folha consegue ser mais completa que uma solo. Trazendo para outro contexto, ela seria como um exame de sangue, sendo assim traz mais informações sobre a saúde da planta.

Folha (3) (Copy)

Para melhor resultado, procure sempre o técnico da Cocapec de sua região para orientação e acompanhamento, dessa forma é possível obter melhor desempenho produtivo e comercial.

Veja a versão online da Revista Cocapec

capa107site

Comentários estão fechados.