16º Concurso de Qualidade do Café da Alta Mogiana amplia mercados e reúne toda a cadeia produtiva da região

por Setor de Comunicação Cocapec:

Realizado pela COCAPEC e AMSC, evento reconhece a vocação da Região na produção de cafés excepcionais. Thomas Kliefoth, juiz principal da edição, representa empresa de Hamburgo, na Alemanha.

A  COCAPEC – Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas e a AMSC – Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana realizaram, no dia 1º de novembro,  a cerimônia de premiação da 16ª Edição do Concurso de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana – edição Silvio Leite, um momento especial de agradecimento e estímulo a todos os produtores motivados a trilhar os caminhos da qualidade na produção de cafés.

O envolvimento e dedicação de produtores, classificadores, provadores de café; armazéns, sindicatos rurais e empresas apoiadoras é tido como a principal razão para o sucesso do evento. E deve ser reconhecido e comemorado como a grande força de uma região que se profissionaliza e se desenvolve como verdadeira origem de cafés excepcionais.

O 16º Concurso recebeu 191 amostras, 146 na Categoria Natural e 45 na Categoria Micro lote. Tornaram-se finalistas 58 produtores que obtiveram amostras de café com pontuação acima de 84 pontos pelo protocolo de avaliação sensorial da Specialty Coffee Association – SCA, entre as duas categorias.  A competição teve como juiz principal, responsável pela condução dos trabalhos de mais 8 jurados, Thomas Kliefoth, da empresa Elbgold, uma das principais torrefações de Hamburgo, na Alemanha. Os cafés negociados através do concurso alcançaram valores de R$ 600,00 a R$ 2 mil, a saca.

Com certeza foi uma noite marcante na história dos finalistas, que a cada dia reforçam sua vocação na produção de cafés especiais, além dos cafés com qualidade excepcional que há muito tempo conferem tradição e reconhecimento internacional a nossa região.

Veja a lista dos Vencedores:

Categoria Natural

1º Maury Faleiros

2º Lilian Carrijo

3º Anivair Teles Rodrigues

4º Luis da Cunha Sobrinho

5º (Empate) Cássio Gonçalves Correa e Pacífico Carrijo Neto

DSC_1949 (Copy)

 

A partir da esquerda: vencedores da categoria natural. 4º lugar, 5º lugar, 1º lugar, 2º lugar (representando também o 5º lugar) e 3º lugar.

 Categoria Micro lote

­­1 Maria Lúcia Faleiros

2 Anderson Minamihara

3 Clara Minamihara

DSC_1920 (Copy)

A partir da esquerda, vencedores da categoria Micro lote: 3º lugar, 1º lugar e 2º lugar.

DSC_1830 (Copy)

Ao centro o homenageado da edição, Sr. Silvio Leite, reconhecido no Brasil e no mundo pelo trabalho com Cafés Especiais. À esquerda, Carlos Yoshiyuki Sato, presidente da COCAPEC, à direita Márcio Luiz Palma Rezende, presidente da AMSC.

DSC_1794 (Copy)

À esquerda, representando os sindicatos rurais da região, José Henrique Mendonça, Presidente do Sindicato Rural de Franca e da Fundação do Café e à direita a secretária de desenvolvimento de Franca, Flávia Lancha, representando o prefeito Gilson de Souza.

Comentários estão fechados.