NOTÍCIAS

Café especial: Campeonatos de Barismo começam hoje

por BSCA:

Disputas de Brewers Cup, Coffee In Good Spirits, Cup Tasters e Latte Art ocorrem em Varginha (MG) e classificam representantes brasileiros para os campeonatos mundiais.

Os Campeonatos Brasileiros de Latte Art, Cup Tasters, Coffee In Good Spirits e Brewers Cup terão início na sexta-feira, 28 de abril, e se estenderão até 1º de maio, no Via Café Garden Shopping, em Varginha (MG). As competições integram as atividades do projeto setorial “Brasil. A Nação do Café”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os campeões de cada categoria garantem classificação para os campeonatos mundiais, que ocorrerão entre os dias 13 e 15 de junho, em Budapeste, na Hungria.

Na competição de Cup Tasters, os participantes deverão demonstrar seu conhecimento na distinção de cafés. Durante os primeiros dias, serão realizadas eliminatórias com testes triangulares, em que os competidores devem identificar uma xícara diferente entre as apresentadas. Os quatro melhores degustadores se classificam para a final.

O campeonato de Latte Art exige que os competidores preparem bebidas a base de leite vaporizado e café espresso, utilizando diferentes técnicas para decorar a superfície. As eliminatórias ocorrerão até domingo, quando serão conhecidos os seis finalistas.

Na disputa de Coffee In Good Spirits, os concorrentes deverão demonstrar suas habilidades de mixologistas para valorizar o preparo de bebidas alcoólicas à base de café. Os seis profissionais que melhor prepararem drinques alcoólicos quentes e frios, tendo o café como destaque, garantem vaga na final.

A competição de Brewers Cup exige que os profissionais elaborem o café por métodos de filtragem manual, empregando suas técnica e habilidade para extrair o melhor da bebida. Serão três etapas eliminatórias para a definição dos seis finalistas, que, assim como nas demais categorias, disputarão o título de campeão brasileiro na segunda-feira, dia 1º de maio.

Os Campeonatos Brasileiros de Baristas e Roasters serão realizados no segundo semestre deste ano, uma vez que suas competições mundiais estão agendadas para os meses de novembro e dezembro de 2017, respectivamente.

A BSCA é a National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Essa condição garante à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, as quais conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers; (iv) Coffee in Good Spirits; (v) Cup Tasters; (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco), que não ocorre no Brasil.

SERVIÇO

Campeonatos Brasileiros de Barismo 2017

Data: 28/04 a 1º/05

Local: Via Café Garden Shopping, em Varginha (MG)

Mais informações: Juliana Roque – (35) 3212-4705 / 3212-6302 / juliana@bsca.com.br

Mais informações para a imprensa

BSCA – Assessoria de Comunicação

Paulo André Colucci Kawasaki

(61) 98114-6632 / ascom@bsca.com.br

Notícias Relacionadas