Comitê Educativo

comite

Reestruturado em 2002, o Comitê Educativo é uma ferramenta de comunicação importante para a cooperativa e para o cooperado. Ele estimula a troca de ideias e de informação, e aproxima os cooperados dos dirigentes, aumentando assim o grau de participação nas ações promovidas pela instituição.

Esta ferramenta é utilizada para a cooperativa informar seus procedimentos administrativos, campanhas, modalidade de comercialização, repasse de políticas públicas, planos de safra, ações sociais, serviços, projetos técnicos, entre outros.

As reuniões acontecem periodicamente em sete comitês regionais: Ibiraci, Capetinga, Claraval, Itirapuã/Patrocínio Paulista, Pedregulho, Jeriquara, Franca e Central. Todos os cooperados e familiares podem participar. Cada comitê conta com a administração de um coordenador e um vice-coordenador, responsáveis pela integração entre os cooperados e a cooperativa.

A formação dos cooperados também faz parte das ações do Comitê, que tem a preocupação de promover cursos, treinamentos e dias de campo, sempre de acordo com a necessidade de cada região.

Desde sua retomada, houve um progresso considerável nos núcleos, pois a diretoria em todos os momentos se mostra receptiva às considerações apresentadas. Mesmo em relação às críticas, fato que tornou os comitês um veículo de discussões aberto e permanente sobre os interesses dos cooperados, resultando em elementos essenciais para ações estratégicas da Diretoria. Vale ressaltar também a contribuição valiosa de todos os cooperados - coordenadores que já atuaram nos comitês, que acreditam neste instrumento de comunicação, como forma alternativa de atendimento e participação nas ações da cooperativa.