História

imagem_498

Fundada em 11 de julho de 1985, em Franca/SP, a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) se concretizou após dois anos da instalação do núcleo da Cooperativa Central Agropecuária do Paraná (Cocap). A experiência adquirida com a Cocap estimulou os cafeicultores da Alta Mogiana a criarem a sua própria cooperativa.

O que antes era um núcleo da Cocap foi transformado na estrutura da Cocapec, devido à iniciativa dos sócios-fundadores que decidiram, em assembleia geral, assumir as instalações que compunham um armazém de café com capacidade para 150 mil sacas, uma usina de rebenefício e o prédio administrativo. Foi com esta iniciativa que muitos produtores começaram a conhecer o valor do sistema cooperativista.

As atividades foram iniciadas com apenas 300 associados, e hoje, 30 anos depois, já conta com mais de 2 mil cooperados, fruto do trabalho sério desenvolvido pela cooperativa.

A Cocapec transformou o cenário da cafeicultura da região, motivou o crescimento tecnológico no campo, criou melhores condições para a aquisição de produtos, dinamizou a compra e venda de café e trabalhou com seus cooperados na melhoria da qualidade de um produto que tem grande importância no cenário econômico mundial.

Hoje, em todos os lugares onde a Cocapec atua, busca o desenvolvimento e a prosperidade. A sua história iniciou em Franca, mas não parou aí. Atualmente, além da matriz, são mais cinco núcleos (Capetinga/MG, Claraval/MG, Cristais Paulista/SP, Ibiraci/MG e Pedregulho/SP), reunindo mais de 13 municípios em sua área de atuação.

Notícias Relacionadas