Café faz bem!

imagem_519

ALGUMAS RAZÕES

Que o café agradou e continua agradando o gosto de toda a humanidade, não há dúvidas. Além do gostinho brasileiro, a bebida traz ainda muitos benefícios. Para o médico e pesquisador Darcy Roberto Lima, existem 101 razões, que foram reunidas em sua obra “101 Razões para Tomar Café”. Confira algumas delas:

- Faz bem para a saúde
Com moderação, o café é seguro e não causa doenças.

- É um alimento funcional
Pesquisas comprovam seus benefícios para o cérebro, além de ajudar na prevenção e depressão, suicídio, alcoolismo, cirrose, diabetes e câncer.

- Evita a sonolência
Pesquisas mostram que o consumo de café com cafeína pode ajudar a combater a sonolência residual após o uso de remédios para dormir.

- Ajuda na digestão
A ingestão de café pode estimular os intestinos e o reflexo do estômago, aumentando assim o movimento gastrointestinal.

- Faz bem para a pele
Estudos avaliam a eficácia da cafeína no combate a rugas, gorduras localizadas e crescimento dos folículos pilosos e como um possível agente no tratamento de quedas de cabelo.

- Bom para o sexo
Pesquisas mostram que o interesse pelo sexo e pela atividade sexual é maior entre as pessoas que bebem diariamente café.

- É muito bom para atletas
A ingestão diária de café beneficia quem pratica esportes, pois a cafeína possui efeitos comprovados como o aumento de rendimento físico e exercícios exaustivos e prolongados, reduz a fadiga, além de aumentar a concentração e o estado de alerta.

- Faz bem para o coração
O consumo diário de doses moderadas de café torrado adequadamente pode se benéfico na prevenção das doenças cardiovasculares.

 

MITOS E VERDADES

Pesquisas apontam que o café não tem nada de vilão. Para se ter uma ideia, em 2007 o café foi o fruto com maior número de publicações positivas na área médica em todo o mundo. Em contrapartida, 30 anos antes o grão liderava as críticas negativas. Confira alguns mitos e verdades sobre nosso tradicional cafezinho:

1) Estudos dizem que crianças que tomam café com leite, uma vez ao dia, têm menos chances de desenvolver depressão do que aquelas que não consomem a bebida e que substâncias presentes no café podem prevenir demências e Alzheimer.
VERDADE

2) Alguns grupos de pessoas são mais sensíveis a cafeína e podem apresentar ansiedade, tremores, insônia e mesmo um quadro de pânico.
VERDADE

3) O café faz mal para as crianças?
MITO. A bebida é indicada para crianças que já estão em idade escolar e de preferência com leite. O café deixa as crianças mais espertas e colabora bastante para o aprendizado.

4) A ingestão de café prejudica a absorção de cálcio?
MITO. A quantidade de cafeína presente em um copo de café com leite é tão pequena que não interfere na retenção do mineral pelo organismo.

5) Café engorda?
MITO. O café sem açúcar é uma bebida sem calorias ou gorduras, o que não atrapalha nenhum de tipo de dieta.